TUDO SOBRE O VESTIBULAR DA UFRGS






- UFRGS : Universidade Federal do Rio Grande do Sul

- A faculdade conta com dois sistemas de ingresso para estudantes que saem do ensino médio, o vestibular UFRGS, organizado pela própria instituição, e o SiSU (Sistema de Seleção Unificada), com o uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).


- Nas duas modalidades apresenta o acesso universal (independe de cotas) e a reserva de vagas (de acordo com o sistema de cotas).


- 50% das vagas tanto na modalidade vestibular quanto Enem são reservadas aos estudantes que cursaram o ensino médio no sistema público de educação, levando em consideração a autodeclaração étnico-racial e a declaração de renda familiar.



- As classificações de cotas adotadas:

  • modalidade L1 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;
  • modalidade L2 – candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena;
  • modalidade L3 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar;
  • modalidade L4 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena.
  • modalidade L9 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita e Pessoa com Deficiência;
  • modalidade L10 – candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência;
  • modalidade L13 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar e Pessoa com Deficiência;
  • modalidade L14 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena e Pessoa com Deficiência.

- As provas:

- A maratona de provas se dá em quatro dias. São quatro provas, todas com 4 horas e meia de duração, com 25 questões para cada disciplina. No total, são 18 horas de provas e 225 questões, além da redação.

  • Dia 1 – Literatura, Língua Estrangeira e Física.
  • Dia 2 – Língua Portuguesa e Redação
  • Dia 3 – Biologia, Geografia e Química.
  • Dia 4 – História e Matemática

- A classificação dos aprovados se dá de acordo com a média harmônica ponderada de escores padronizados em cada uma das nove provas aplicadas. Aqui, o cálculo é realizado levando em consideração o peso de cada matéria, dependendo do curso selecionado pelo candidato.

- Locais de provas: Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandai.


- O que levar no dia da prova?

- Documento valido e oficial, com foto e assinatura atualizados.

- Caneta esferográfica azul ou preta e se quiser pode levar lápis e borracha.


- Sistema de pontuação:

- Vamos exemplificar: digamos que a prova de física (geralmente média baixa) possui média de 8 questões, ou seja, se você acertar 8 questões equivale a 500 pontos.

- Quanto maior a média mais fácil foi a prova e mais difícil será pontuar nessa matéria.

- Já o desvio padrão funciona dessa forma: se o desvio foi de 3 questões numa prova, a cada desvio acima da média você pontua 100 pontos a mais.

Ex: Média da prova é 8 questões = 500 pontos.
      Se você acertar 11 questões = 600 pontos.
      Se você acertar 14 questões = 700 pontos.

- Além disso, cada curso tem um sistema de pesos diferentes, única matéria padrão como peso de todos os cursos é língua portuguesa e redação. Então consulte o edital para ver quais os pesos da sua prova para se dedicar mais nelas.

Peso 3 - 3 vezes a sua pontuação.
Peso 2 - 2 vezes a sua pontuação.
Peso 1 - 1 vez a sua pontuação.

- Maiores notas de corte:

- Levando em consideração o último concurso da UFRGS pelo SiSU/Enem, as 10 maiores notas de corte são:

  1. Medicina, com 791 pontos;
  2. Engenharia Mecânica, com 763 pontos;
  3. Relações Internacionais, com 760 pontos;
  4. Engenharia Química, com 758 pontos;
  5. Engenharia Elétrica, com 755 pontos;
  6. Engenharia de Produção, com 753 pontos;
  7. Engenharia Física, com 752 pontos;
  8. Ciências Econômicas, com 750 pontos;
  9. Engenharia Civil, com 750 pontos;
  10. Psicologia, com 746 pontos (6º melhor do Brasil, segundo o RUF).

- Todos os 10 cursos com maior nota de corte acontecem em turno integral.


- A universidade disponibiliza para download todas as suas provas de concursos antigos em seu sistema oficial!



Comentários